Quais são as novas regras para Aposentadoria após a reforma?

Quais são as novas regras para Aposentadoria após a reforma?

A Reforma da Previdência está vigente desde novembro de 2019 e, com isso, muitas regras foram alteradas, sendo de extrema importância o conhecimento pelos trabalhadores. 

A principal mudança diz respeito às aposentadorias. Confira as novas regras a seguir.

Quais são as novas regras para Aposentadoria após a reforma?

A principal mudança corresponde ao aumento da idade mínima para se aposentar por idade. As mulheres devem alcançar 62 anos de idade enquanto os homens 65 anos. O tempo de contribuição passou a ser de 15 anos para elas e 20 anos para eles. 

Além disso, a aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta pela nova lei, passando a ser uma das regras de transição. 

Portanto, se você estava prestes a cumprir 30 anos de contribuição, se mulher, ou 35 anos, se homem, poderá valer-se da regra de transição para se aposentar somente pelo tempo, independentemente da idade. 

Outra regra alterada que impactará a vida dos aposentados diz respeito ao cálculo do benefício. 

Agora, a renda mensal inicial será 60% da média aritmética de todos os salários recebidos na vida pelo trabalhador, sendo somados os 20% menores, que eram excluídos na lei anterior. Serão acrescidos 2% a cada ano excedente aos 20 anos de contribuição. 

Para ter direito a 100% do benefício, mulheres devem contribuir por 35 anos e homens por 40 anos.

Além disso, o percentual de contribuição pelos trabalhadores será progressivo. Ou seja, quem recebe mais pagará mais, variando de 7,5% a 22%. 

Vale lembrar que existem outras diversas regras de transição: por pontos; pedágio de 50% e 100%; por tempo de contribuição. Em razão disso, é recomendável que o planejamento previdenciário seja feito com orientação de um advogado especialista, garantindo o melhor benefício para seu caso.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui. Será um prazer lhe orientar!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?