Benefícios do INSS pouco conhecido e que muitas pessoas podem ter direito

Benefícios do INSS pouco conhecido e que muitas pessoas podem ter direito

Poucas pessoas conhecem o benefício do INSS denominado Auxílio-Acidente, mas é certo que muitas pessoas podem ter direito de recebê-lo.

Mas enfim, o que é o benefício de Auxílio-Acidente?

Essa prestação paga pelo INSS é devida a qualquer segurado da Previdência Social que tenha sofrido acidente de qualquer natureza ou no ambiente de trabalho.

No dia-dia, na convivência com familiares, no lazer podem ocorrer vários tipos de acidentes e também no ambiente de trabalho que venha a reduzir a capacidade física ou para o trabalho.

São inúmeras as situações que podem gerar acidente e que apesar do tratamento e fisioterapia, podem gerar sequelas definitivas que reduzem a capacidade para os atos da vida ou para o trabalho.

A pessoa que se acidentar e ficar com sequela, com algum tipo de redução da capacidade física ou para o trabalho, poderá ser indenizado mediante o pagamento de prestação mensal paga pelo INSS por meio do benefício de Auxílio-Acidente.

O benefício de Auxílio-Acidente corresponde ao valor de 50% do salário de benefício e é pago até o dia da aposentadoria, mesmo que mantenha seu emprego e receba salário, podendo acumular os dois recebimentos.

Muitas pessoas sofrem acidentes de qualquer natureza diariamente e desconhecem que possuem o direito de receber essa prestação do INSS.

A lesão provocada por acidente de qualquer natureza, ainda que mínima, permite ao acidentado requerer esse tipo de indenização ao INSS, pela redução da capacidade física e para o trabalho que os acidentes, ainda que domésticos, provocam na pessoa.

Outra informação importante sobre esse benefício pago pelo INSS é que ele será somado aos salários recebidos pelo trabalhador o que ajuda aumentar o valor da futura aposentadoria que será requerida.

Portanto, qualquer segurado do INSS que sofreu o venha sofrer acidente de qualquer natureza ou mesmo no local de trabalho, terá direito de pleitear a concessão do benefício de Auxílio-Acidente, que será pago até a data da aposentadoria. Lembrando, sempre, que os pagamentos realizados pelo INSS, serão todos somados para aumentar o valor da futura aposentadoria.

Os segurados que sofreram qualquer tipo de acidente, ainda que com mínima sequela, devem procurar profissional especializado em direito previdenciário para saber se tem direito de receber o benefício de Auxílio-Acidente, que será pago pelo INSS até data da aposentadoria.

07 de dezembro de 2018

Artigo escrito pelo Dr. Marcelo Diniz, advogado especialista.

 

 

Sem Comentarios

Postar Comentario

Telegram

Siga a Diniz Advocacia no telegram

Entrar no canal
Fechar
× Posso ajudar?