Qual é a importância do planejamento previdenciário?

Qual é a importância do planejamento previdenciário?

Planejamento previdenciário é o estudo de todo o histórico do trabalhador, através da análise da idade, do tempo de serviço, do tempo e valor das contribuições ao INSS e do tipo de atividade exercida. 

Para fazer um bom planejamento também é preciso conhecer as modalidades de aposentadoria, seus requisitos, benefícios e desvantagens, para assim fazer a melhor escolha.

Esse planejamento ajuda a identificar as possibilidades e a direcionar as metas do trabalhador para o futuro, quanto antes for feito, mais fácil será organizar os investimentos e as contribuições. Além disso facilita a requisição do benefício, pois toda a documentação já está organizada.

Quais os benefícios do planejamento?

Evita a aposentadoria depois do tempo ideal: assim que cumpridos os requisitos da aposentadoria ideal o benefício deve ser requerido. Se as contribuições continuam sendo realizadas pode haver perda financeira, pois você estará pagando ao INSS ao invés de estar recebendo o benefício.

Evita prejuízo com a aposentadoria antes do tempo ideal: é preciso ter certeza de que todos os requisitos da modalidade de aposentadoria escolhida foram cumpridos, se não haverá perda financeira, pois o período entre a requisição e o indeferimento do pedido não será pago.

Garante o valor certo da contribuição: quando há uma orientação o segurado entende que contribuir pelo teto do benefício não garante o recebimento do valor integral da aposentadoria, pois para definir o valor do benefício são considerados apenas 80% dos maiores salários, os outros 20% são descartados.

Ajuda a garantir o recebimento do melhor benefício: como o planejamento analisa todo o histórico profissional do segurado é possível definir qual é o melhor benefício e o que deve ser feito para que ele seja concedido. Isso possibilita o recebimento do benefício em menos tempo ou com um valor mais alto, a depender das necessidades do segurado.

O planejamento previdenciário deve ser iniciado o quanto antes, permitindo assim a obtenção do melhor benefício. É importante ter consciência do que se quer para o futuro, esboçando tendências e cenários econômicos através da análise do histórico profissional. Não é possível garantir um valor de aposentadoria, porque o futuro é incerto, mas é possível obter bons resultados se todas as metas do planejamento forem cumpridas.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?