Aposentadoria Rural: quem tem direito?

Aposentadoria Rural: quem tem direito?

A legislação previdenciária prevê várias modalidades de aposentadoria, as quais se diferem pelas atividades profissionais, pela idade ou pelo tempo de contribuição.

Em regra, quem tem direito é quem contribuiu financeiramente durante um longo tempo de atividade profissional ao INSS. No entanto, a aposentadoria rural é exceção a esta regra. Confira.

Aposentadoria Rural: quem tem direito?

A aposentadoria rural é o benefício devido ao cidadão que trabalhou, no mínimo, por 180 meses, na atividade rural, e que possua entre 60 anos, se homem, ou 55 anos, se mulher.

Em alguns casos, como o segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena), é possível redução da idade mínima do trabalhador, desde que ao solicitar a aposentadoria por idade, o cidadão comprove estar exercendo a atividade rural ou quando implementar as condições para o recebimento do benefício.

Já os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais, também têm direito à redução da idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, se todo o tempo de contribuição realizado for na condição de trabalhador rural.

Caso não seja possível comprovar o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, o trabalhador poderá solicitar o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de trabalho urbano.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo.

2 Comentarios
  • ivanilda diniz
    Posted at 16:38h, 25 outubro Responder

    Boa Tarde ! gostaria de saber se a idade 60 anos ,que ira mudar para 62 ,completarei o ano que vem 60 anos se a lei estiver mudado vou ter que esperar mais 2 anos ?pode tirar minha duvida ,por favor ,desde já obrigada .

    • Marcelo
      Posted at 19:52h, 28 outubro Responder

      Irá entrar em uma das regras de transição, não sendo necessariamente 2 anos.

Postar Comentario

× Posso ajudar?