No caso de pensão por morte que começou a ser paga anos depois, há retroativos?

No caso de pensão por morte que começou a ser paga anos depois, há retroativos?

A pensão por morte é o benefício concedido aos dependentes de que alguém de faleceu, em razão da dependência econômica, seja presumida ou comprovada.

E se o benefício começou a ser pago muito tempo após a morte do segurado? Há pagamento do período retroativo? Saiba mais a seguir.

No caso de pensão por morte que começou a ser paga anos depois, há retroativos?

A pensão por morte é um benefício destinado aos dependentes do segurado que vier a falecer. O tempo de duração varia de acordo com a idade dos dependentes e o tempo de contribuição do falecido. 

Segundo a lei, são dependentes: cônjuge; companheiro(a); filho não emancipado menor de 21 anos (primeira classe), pais (segunda classe) e irmão não emancipado menor de 21 anos (terceira classe). 

A regra geral é que a existência de dependentes de classe anterior, exclui as seguintes. 

A partir da segunda classe, os dependentes devem comprovar que dependiam economicamente do segurado falecido.

Quanto ao pagamento dos valores retroativos, deverá ser levada em consideração a data do óbito e a data do requerimento.

A regra é que, para os dependentes menores de 16 anos, o prazo será de 180 dias a contar da data do óbito do segurado. O pedido formalizado dentro do prazo implicará no pagamento do benefício desde a data do óbito do segurado (retroativos). Porém, se for feito após os 180 dias, o pagamento retroativo será até o dia do requerimento, apenas. 

Para os demais dependentes, o prazo é de 90 dias para requerimento e o pagamento será devido a partir da data do óbito. A partir do 91º dia, o benefício será pago a partir da data do pedido. 

Vale lembrar que após a reforma da previdência, o valor da pensão por morte sofreu redução, passando a ser de 60%, enquanto antes era de 100%. Porém, será aumentado 10% para cada dependente que existir.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui. Será um prazer lhe orientar!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?