Como saber se o valor da minha aposentadoria está correto?

Como saber se o valor da minha aposentadoria está correto?

O momento da aposentadoria é muito esperado por muitos brasileiros, não é? São anos e anos de trabalho e esforço, contribuindo para a previdência, objetivando uma qualidade de vida no futuro.

Assim, depois de tanta espera, você realizou o pedido da aposentadoria e o INSS concedeu. Mas e agora? Como sei se o valor está certo? Confira.

Como saber se o valor da aposentadoria concedida está correto?

Com efeito, são inúmeras informações que serão consideradas pelo INSS para concessão do benefício. Tanto será pela modalidade (por idade, tempo de contribuição, especial, etc), quanto pela forma do cálculo, além de outras exigências necessárias. 

Em razão disso, inicialmente é preciso ter em mente que cada tipo de aposentadoria tem sua peculiaridade e o valor a ser recebido mensalmente mudará de acordo com o tipo, os salários/rendimentos percebidos ao longo dos anos e o tempo de contribuição. 

Pois bem. Você fez o pedido e o INSS deferiu. Em seguida, será enviado para a sua residência uma carta de concessão informando qual a data do pagamento prevista, qual o salário, bem como anexando uma tabela de cálculo utilizada pela entidade. 

Para saber se está correto, é importante revisar todas as informações constantes no documento de concessão do benefício para que, somente após, comparando com os dados inseridos no sistema eletrônico (“meu INSS”) e realizar o cálculo.

Não se trata de um cálculo fácil de ser feito, pois envolve o tempo de contribuição, o valor dos salários que integraram o cálculo e ainda, a lei vigente fará toda a diferença. Isso significa que por serem muitas informações, o INSS erra muito no valor final, o que pode causar grandes prejuízos ao beneficiário, caso ela não revise o benefício concedido.

Tais informações não substituem a consulta a um profissional especializado na área, o qual poderá lhe explicar com mais segurança, analisando seu caso concreto.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?