Como aumentar o valor da minha aposentadoria?

Como aumentar o valor da minha aposentadoria?

A aposentadoria é um momento muito esperado pelos trabalhadores que, por longo tempo, contribuíram com pagamento de impostos necessários para obtenção de uma qualidade de vida futura, não é mesmo?

Sendo assim, todos pagamos uma determinada porcentagem sobre o salário ou rendimento, criando uma expectativa do valor da aposentadoria, certo? No entanto, frequentemente o INSS concede o benefício com salário diferente do esperado. Confira o que pode ser feito em vez de aceitar.

Como aumentar o valor da minha aposentadoria?

Com efeito, existe um serviço disposto aos cidadãos beneficiários do INSS denominado revisão, que visa a uma reanálise de um benefício já concedido ou de Certidão de Tempo de Contribuição – CTC, se for servidor público. Ou seja, se você não concordou com algum parâmetro utilizado na decisão do benefício, poderá pleitear reanálise.

Pode ser em relação ao valor, por um possível equívoco do INSS no cálculo da média dos últimos maiores salários. Pode ser, também, que um certo período não tenha sido computado para integrar o cálculo, motivando um valor de salário contribuição menor do que o esperado.

O prazo para requerer a revisão é de 10 anos a contar do primeiro salário recebido. Portanto, se você desconfiar que algo está errado, é possível pedir a reanálise para aumentar o valor neste período.

Importante, nesse caso, ter em mãos todos os documentos que foram entregues ao INSS para análise do pedido inicial, bem como outros que forem importantes para o deferimento da reanálise. 

Vale ressaltar que é muito difícil o INSS reconhecer o equívoco na esfera administrativa. Mas, trata-se de um direito adquirido seu, o qual não pode ser violado. Por isso, é possível recorrer à justiça para aumentar o valor da sua aposentadoria.

Por fim, salienta-se que, caso você entenda que foi prejudicado(a) por uma lei nova que entrou em vigor, é possível utilizar desse direito à revisão para buscar o aumento do valor da aposentadoria. 

Para tanto, é importante buscar orientação de um profissional especializado, o qual irá analisar a documentação e seu caso em concreto.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Tags:
Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?