Muitos brasileiros sonham com o momento de receber a aposentadoria, não é?
Todos os documentos são apresentados junto ao pedido. Mas ele é indeferido pelo INSS, o que fazer? Tem solução?
Saiba como proceder a seguir.
Recebi comunicação do INSS com indeferimento. O que devo fazer?
Não são raros os casos de negativa do INSS dos pedidos de benefícios previdenciários. Os mais comuns são aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
O que fazer quando o pedido for indeferido, então?
É preciso levar em consideração que o INSS também erra. Pode ser o cálculo do benefício, pode ser uma perícia médica mal avaliada pelos peritos. Pode ser qualquer outro motivo. O cidadão deve ter o conhecimento que pode reverter tal situação.
Sabendo disso, o beneficiário deverá recorrer da decisão administrativa à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social. O prazo é de 30 dias a partir da data de ciência da negativa.
Nesse ponto, importante destacar que o recurso é administrativo, mas a fundamentação é de extrema importância para o sucesso da pretensão, motivo pelo qual estar amparado por um advogado especialista fará total diferença.
Apesar disso, o recurso pode ser negado. Não significa que seu direito não existe, pois a situação pode ser revista na justiça.
Deverá ser promovida uma ação judicial requerendo a concessão do benefício, estando amparada dos documentos essenciais que comprovem os requisitos da lei.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui. Será um prazer lhe orientar!