13° salário para os aposentados do INSS. Como funciona?

13° salário para os aposentados do INSS. Como funciona?

O décimo terceiro salário também é direito garantido pelo INSS aos aposentados, que recebem um salário extra por ano, assim como aqueles trabalhadores que tem a carteira assinada.

Assim, o salário extra é garantido a todos os beneficiários, independente da regra aplicada a aposentadoria, com exceção aos beneficiários de prestação continuada, que por se tratar de uma bonificação assistencial, não é agraciado com tal direito.

O valor do salário extra é calculado com base no valor do benefício recebido no mês de dezembro e também na quantidade de pagamentos recebidos no ano-calendário, podendo ser pago de forma proporcional.

Com isso, se você recebia a aposentadoria desde o mês de janeiro a quantia do décimo terceiro salário será equivalente às demais parcelas, contudo, se a contribuição for inferior a 12 meses, será feito o cálculo com base nos meses arrecadados.

O pagamento do salário extra é realizado em duas parcelas, a primeira é paga entre os meses de agosto e setembro, e a segunda em novembro ou dezembro, não havendo uma data fixa.

Vale ressaltar que os aposentados que continuam no mercado de trabalho recebem o décimo terceiro salário referente ao valor da contribuição e também podem receber o mesmo benefício pago pelos empregadores.


Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

Telegram

Siga a Diniz Advocacia no telegram

Entrar no canal
Fechar
× Posso ajudar?