Como evitar que a minha aposentadoria seja indeferida?

Como evitar que a minha aposentadoria seja indeferida?

Estima-se que dentre mais de 50 mil pedidos em maio de 2019 tenham sido negados pelo INSS na esfera administrativa, sendo concedidos tão somente pela via judicial. 

Ou seja, as chances de você ter seu pedido de aposentadoria negados são enormes. Em razão disso, iremos abordar pontos importantes para evitar que você passe por isso.

Então, como evitar que minha aposentadoria seja indeferida?

Conforme exposto, o índice de pedidos negados pelo INSS é muito grande. Na maioria, é por motivo de documentação incompleta e falta de informações acerca do período de contribuição do trabalhador.

Sendo assim, é de extrema importância que você saiba quanto tempo tem de contribuição e se todos os trabalhos realizados constam no sistema. 

Com isso, você deverá verificar, também, se existe a necessidade de comprovar algum vínculo empregatício, como o período trabalhado sem registro em carteira ou, ainda, se for autônomo, o período efetivamente que você exerceu suas atividades e não tenha conseguido pagar todos os meses a guia do INSS. 

Para saber mais como pagar parcelas em atraso, clique aqui: link post ..

Considerando as informações mencionadas acima, siga as seguintes dicas:

  1. Juntar todos os comprovantes de vínculo empregatício ou trabalho autônomo (caso contrário o INSS entenderá que você não tem o requisito do tempo de contribuição);
  2. Se for o caso de trabalho em situação insalubre ou periculosa, a aposentadoria especial é a pertinente, pois diminui o tempo de contribuição. Anexar todos os documentos que comprovem o trabalho prejudicial à saúde para obter êxito;
  3. O tempo de contribuição tem que estar no sistema “CNIS”, por isso é importante confirmar se todos os trabalhos exercidos constam lá;
  4. Rasura na carteira de trabalho também é motivo de indeferimento, é importante verificar se as informações estão legíveis;
  5. Se o empregador deixou de repassar os valores descontados do salário ao INSS, a chance de o INSS indeferir o pedido é grande. Por isso, é interessante confirmar no sistema se as contribuições constam corretamente.

No entanto, é muito possível que o INSS negue ou indefira o pedido mesmo com a documentação aparentemente correta e completa. Nestes casos, é possível a obtenção do benefício pela via judicial. 

Por exemplo, só em maio do ano de 2019, 17,6% dos pedidos de aposentadoria por idade foram concedidos somente pelo judiciário, o que torna-se plenamente viável. 
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?