Aposentadoria especial dos profissionais da saúde.

Aposentadoria especial dos profissionais da saúde.

Antes de saber se os profissionais da saúde tem direito a aposentadoria especial, é necessário entender quais são os requisitos para a concessão dessa modalidade de aposentadoria.

A aposentadoria especial é uma das modalidades de aposentadoria que traz mais benefícios ao segurado, vez que para sua concessão basta que o segurado tenha contribuído de 15 a 25 anos,dependendo da atividade exercida. Além disso o beneficiário irá se aposentar recebendo 100% do valor do cálculo base da aposentadoria.

Para concessão desse benefício é necessário que a atividade seja exercida em condições insalubres ou que o ambiente gere risco a integridade física, em ambos os casos o risco se dá pela exposição a agentes nocivos, que podem ser químicos ou biológicos, bem como do risco no momento de execução da atividade.

Se o trabalhador atua em atividade insalubre ou de risco e atingiu o tempo mínimo de contribuição ele fará jus ao benefício da aposentadoria especial. Contudo é necessário que essa condição seja provada através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é um laudo técnico que tem como finalidade comprovar que a atividade era executada em ambiente insalubre.

Mas afinal os profissionais da saúde tem direito a aposentadoria especial? 

SIM, os profissionais da saúde tem direito a aposentadoria especial, vez que atuam em ambiente insalubre altamente prejudicial a saúde, isto pois a sua atividade está em constante contato com agentes químicos ou biológicos que trazem risco a saúde do trabalhador.

Podendo ser considerado agente de saúde todo aquele que atua em âmbito hospitalar, sejam os médicos, enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos e todos os outros profissionais que atuam de forma direta em âmbito hospitalar.

Contudo é sempre necessária a comprovação através do PPP haja vista que apenas atuar em determinado ambiente não garante o direito ao benefício da aposentadoria especial, sendo necessária a comprovação de que as condições de trabalho eram insalubres.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

Telegram

Siga a Diniz Advocacia no telegram

Entrar no canal
Fechar
× Posso ajudar?