Sou metalúrgico: tenho direito à aposentadoria especial?

Sou metalúrgico: tenho direito à aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é benefício concedido aos trabalhadores que laboram em ambiente insalubre ou que oferece risco a integridade física. Essa modalidade de aposentadoria é concedida aos trabalhadores desde que a situação seja comprovada através de laudo técnico.

Mas e o Metalúrgico atua em ambiente insalubre? Tem direito a aposentadoria especial?

A resposta é SIM, Metalúrgico tem direito a aposentadoria especial, isto pois atua em ambiente insalubre por conta do ruído excessivo e a exposição, manuseio e inalação de agentes químicos e cancerígenos.

Como um dos principais requisitos para a concessão do benefício da aposentadoria especial é atuar em ambiente insalubre, sem dúvida alguma o Metalúrgico tem direito a essa modalidade de benefício.

Mas como comprovar que a atuação se dava em ambiente insalubre?

É simples, a comprovação de atuação em ambiente insalubre se dá através de laudo técnico mais conhecido como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que deve ser concedido pela empresa demonstrando que o ambiente em que a atividade profissional de dava era prejudicial a saúde do trabalhador.

E quanto tempo de contribuição tenho que ter para ter direito a aposentadoria especial? É exigida idade mínima para concessão do benefício?

  O tempo mínimo de contribuição para ter direito a aposentadoria especial no caso de Metalúrgicos é de 25 anos, sem diferenças para homem ou mulher. Além disso não é necessária idade mínima para a aposentadoria, basta que preencha o requisito de contribuição mínima.

Além de reduzir o tempo de contribuição, o que faz com que o profissional possa se aposentar antes, a aposentadoria especial tem mais um benefício: aquele que se aposenta por essa modalidade tem direito a receber 100% do valor do cálculo base da aposentadoria.

Então se você é Metalúrgico esteja atento a todos os requisitos da aposentadoria especial, junte todos os documentos e se aposente em uma das modalidades de aposentadoria mais benéficas ao segurado.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

Telegram

Siga a Diniz Advocacia no telegram

Entrar no canal
Fechar
× Posso ajudar?