Na madrugada desta sexta (25/02) o STF aprovou a Revisão da Vida Toda.
E o que isso quer dizer? Bom, com certeza essa decisão será de grande repercussão nas aposentadorias de diversos aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social. Mas neste momento, você deve estar se perguntando: O que devo fazer agora? Será que tenho esse direito? Será que valerá a pena em minha aposentadoria? Mantenha a calma que no post de hoje explicaremos e te daremos diversas dicas.
A Revisão da Vida Toda é um tipo de revisão de benefício do INSS que pode ser aplicado para os aposentados que tiveram seus benefícios calculados com base na Lei nº. 9.876/99 e que possuem contribuições anteriores a julho de 1994. Portanto, ela consistirá na inclusão destas contribuições antes de julho de 94 no cálculo da aposentadoria.
Mas quem tem direito?
Os requisitos necessários e básicos para se ter direito à Revisão da Vida Toda é ter o seu benefício concedido entre o dia 29/11/1999 e 12/11/2019 e ter contribuições anteriores a julho de 1994.
Contudo, os salários recebidos antes de 1994, precisam ser altos para que o cálculo da nova aposentadoria seja vantajoso e possa beneficiar o segurado do INSS. Além disso, ajuda no cálculo da revisão o aposentado que teve muitas contribuições antes de 1994, considerando todos os anos de trabalho desde o primeiro contrato.
Os seguintes benefícios poderão fazer parte dessa revisão: Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por Tempo de Contribuição; Aposentadoria Especial; Aposentadoria por Invalidez; Auxílio Doença e Pensão por Morte.
O prazo para solicitar o pedido de revisão é 10 anos.
Para realizar essa revisão do benefício você precisará fazer uma ação, deste modo, será interessante você contratar um advogado especialista em Direito Previdenciário.
Dica importante
Uma dica final é: não corra o risco de fazer o pedido se você não possui certeza, por isso, é fundamental fazer o cálculo para descobrir se a revisão vai aumentar o valor da aposentadoria e trazer vantagem econômica para o aposentado.
A melhor forma e mais segura para ter certeza, é consultar um advogado especialista em cálculos previdenciários, para que esse profissional faça o cálculo e aponte a existência de aumento no valor da aposentadoria.
Ainda ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas que podemos te auxiliar!