Hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O seu tratamento consiste no uso de medicamentos, conforme prescrição médica e é imprescindível a adoção de um estilo de vida saudável.
Em razão de suas características, há muito se questiona se ser hipertenso gera direito ao auxílio-doença, benefício pago pelo INSS ao trabalhador com incapacitação temporária ao trabalho, ou aposentadoria por invalidez, benefício devido àqueles com incapacidade permanente para a realização de atividade laboral.
A resposta para esse questionamento não é tão simples. Cada caso deve ser analisado de forma individual. Em termos gerais, essa doença não compromete a rotina de trabalho do indivíduo, não cabendo concessão de nenhum dos benefícios.
Por outro lado, existem casos em que a doença causa problemas mais graves, o que pode ensejar a concessão do auxílio-doença, desde que comprovada a incapacidade laboral temporária, ou da aposentadoria por invalidez, quando causar transtorno permanente que impede o desenvolvimento de qualquer trabalho.
Nós, do escritório Diniz Advocacia seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente. Ainda tem dúvida sobre direitos de benefícios trabalhistas para hipertensos? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.