A aposentadoria automática foi implantada pelo INSS para que a partir de então as liberações do benefício acontecessem de forma remota, ou seja, não é mais necessário ir até uma agência do órgão para fazer a requisição.
Agora todo o processo de solicitação de aposentadoria pode ser feito por meio da central telefônica 135, do site ou do aplicativo Meu INSS. Através destas plataformas é possível fazer a simulação do valor do seu benefício e acompanhar a liberação do mesmo.
O processo é analisado e segue uma fila de requerimentos. Para conseguir de forma mais rápida a aposentadoria o ideal é que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) esteja sempre atualizado. Nele estão todas as informações do trabalhador. Por isso, antes de solicitar a aposentadoria, deve-se analisar o CNIS e se necessário requerer um agendamento para Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário pelo Meu INSS ou comparecer a agência designada com os documentos que comprovem o erro e realizar a correção do erro. É importante ter todos os documentos que comprovem a falha como por exemplo compatibilidade entre salários e holerites ou possíveis pendências.
Reúna ainda todos os documentos referentes à sua vida profissional para enviar ao INSS: Carteira de trabalho, holerites, sentença de ação trabalhista, certificado de reservista (homens), certificado de tempo de contribuição (quem foi funcionário público), carnês de pagamento (para contribuinte individual), extratos do FGTS e contratos de início e fim do vínculo de trabalho.
Se estiver próximo de se aposentar, organize toda a documentação e se necessário contrate uma assessoria jurídica especializada em direito previdenciário. A organização prévia poderá fazer com que seu benefício seja concedido de forma mais rápida e eficaz.
Nós, do escritório Diniz Advocacia seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente. Ainda tem dúvida como conseguir aposentadoria automática? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.