Como um autônomo pode se aposentar?

Como um autônomo pode se aposentar?

Autônomos também podem se aposentar como qualquer trabalhador formal. Mas quais os requisitos? 

Confira tudo que você precisa saber sobre o tema.

Como um autônomo pode se aposentar?

Os profissionais autônomos são contribuintes individuais, razão pela qual deverão realizar o pagamento mensal ao INSS mediante recolhimento de guia.

A contribuição poderá ocorrer de duas maneiras:

  • sobre o salário mínimo, com alíquota correspondente a 11%;
  • sobre o teto do salário de contribuição do INSS, com alíquota correspondente a 20%.

A menor contribuição dá direito ao autônomo à aposentadoria por idade, desde que preenchidos os requisitos: idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além dos 15 anos de contribuição por elas ou 20 anos por eles.

Já os que pagam valor superior, teriam direito à aposentadoria por tempo de contribuição, a partir da regra de transição dos pontos, haja vista que essa modalidade foi extinta com a reforma da previdência.

Vale lembrar que o autônomo tem a vantagem de poder pagar as mensalidades atrasadas, a fim de de demonstrar tempo de contribuição, bastando que recolha a guia da previdência social dos meses pendentes. Em alguns casos deve comprovar o efetivo exercício da atividade profissional no período não pago de contribuição, sendo importante guardar documentos que comprovem. 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui. Será um prazer lhe orientar!

Sem Comentarios

Postar Comentario

× Posso ajudar?