Como é possível ser aposentado e pensionista ao mesmo tempo?

Como é possível ser aposentado e pensionista ao mesmo tempo?

É muito comum utilizarmos pensionistas e aposentados como sinônimos, contudo, não são e apresentam diferenças significativas, que não podem ser confundidos pela previdência social, uma vez que envolvem direitos diferentes. 

Trata-se de aposentado aqueles que recebem do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) uma aposentadoria, benefício que pode ser conferido por idade, tempo de contribuição, invalidez ou pode ser concedida de maneira especial. 

Por outro lado, os pensionistas são aqueles que recebem a pensão por morte de algum assegurado que veio a falecer. A pensão, diferentemente da aposentadoria não é vitalícia, o tempo de duração do benefício dependerá da idade do falecido, com exceção dos filhos portadores de deficiência. Destaca-se que nos casos de pensão por morte, ficou proibido o acúmulo de duas pensões. 

Com a reforma da previdência, ainda é possível o acúmulo da pensão com a aposentadoria, por se tratarem de dois regimes divergentes, contudo, ficou previsto, que o valor da segunda gratificação passa a ser reduzido.  

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Sem Comentarios

Postar Comentario

Telegram

Siga a Diniz Advocacia no telegram

Entrar no canal
Fechar
× Posso ajudar?