Planejamento Previdenciário

Você encontra-se perto de aposentar ou deseja aposentar-se com segurança futuramente? Então, o artigo de hoje é para você!

Falaremos sobre o planejamento previdenciário.

Essa é uma estratégia que pode antecipar ou até mesmo aumentar o valor do seu benefício, por isso, iremos hoje explicar sua devida importância.

O QUE É?

O Planejamento Previdenciário é uma consultoria através de um estudo do histórico previdenciário do cliente realizado por um advogado especialista em Direito Previdenciário, no qual é feito um diagnóstico do melhor momento de aposentadoria e o e o mais vantajoso benefício para cada caso concreto.

Portanto, ele é muito importante pois é uma preparação que servirá de organização, minimizando erros e agilizando o processo da pré-aposentadoria.

COMO É FEITO O ESTUDO DO HISTÓRICO PREVIDENCIÁRIO?

Pelo sistema previdenciário do Brasil ser muito complexo, burocrático e com diversas opções de aposentadoria e regras é muito importante sempre estar em dia com o recolhimento de todas as contribuições e documentos trabalhistas, pois para o estudo do histórico previdenciário de cada cliente é necessário analisar cinco aspectos:

1-Todos os vínculos contributivos (empregos/profissões); 2-As datas desses vínculos para cálculo do tempo de contribuição e da carência; 3-O valor de todas as remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios; 4-As divergências ou inconsistência no extrato CNIS e por fim 5-Possíveis atividades especiais.

Depois de analisar todas essas questões, o planejamento previdenciário se torna um relatório contendo cenários, projeções, simulações da aposentadoria de cada caso para o cliente que irá o ajudar a compreender os seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a esta ocasião tão considerável e importante para sua vida.

Por isso, se você deseja se aposentar com um valor maior ou mais cedo, deverá planejar o quanto antes e neste caso, o planejamento previdenciário é o mais acertado caminho para isto.

PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Depois de entender o que é e como é realizado o estudo desse planejamento, é necessário esclarecer então que o planejamento previdenciário irá permitir a maior segurança ao aposentado, evitando que este sofra com desagrados durante o processo de sua aposentadoria. Além disso, dá a certeza ao contribuinte da aposentadoria no momento certo, onde, é feita a contribuição com o valor correto, já que com o planejamento é possível fazer o cálculo da média, chegando ao valor adequado para se contribuir e pôr fim é recebida a orientação ao benefício quando chegar a hora, ou seja, você será devidamente orientado quando chegar o momento de receber.

Portanto, o planejamento incluirá o cálculo do tempo de contribuição; as simulações de aposentadoria; o cálculo de renda mensal inicial, a regularização de pendências no INSS, as instruções sobre sua documentação e o esclarecimento de dúvidas por especialistas.

QUEM PODERÁ E DEVERÁ FAZER UM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

Por conta de toda a sua importância e utilidade é necessário frisar que o planejamento previdenciário é indicado para quem cumpre pelo menos uma das seguintes opções e características:

1-Quem teve vários vínculos previdenciários/empregatícios durante a vida;2-Quem está

pagando o INSS por conta própria atualmente;3-Quem trabalhou e contribuiu por conta própria em algum momento; 4-Quem já está pensando na aposentadoria, mas não está contribuindo com o INSS no momento;5-Quem exerce ou exerceu alguma profissão com exposição a agentes insalubres (químicos, físicos ou biológicos) ou periculosos (com risco à vida ou à saúde);6-Quem trabalha ou trabalhou períodos no serviço público e outros na iniciativa privada;7-Quem possui contribuições em atraso com o INSS; e por fim, 8- Quem têm dúvidas quanto à melhor regra de aposentadoria para o seu caso.

Ressalto ainda que não existe um momento ideal para realizar um planejamento previdenciário, a dica é: o quanto antes você puder e conseguir solicitar o planejamento previdenciário será melhor.

QUEM DEVE ELABORAR E O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

O planejamento previdenciário deverá ser elaborado por um advogado/profissional especialista em Direito e cálculos Previdenciários.

POR FIM… SERÁ QUE ESTE PLANEJAMENTO É MESMO EFICIENTE?

Se você criar uma expectativa alta e boa de sua aposentadoria, com certeza!

Ele irá te proporcionar segurança jurídica diante de tantas modificações na legislação previdenciária.

Todavia, pode-se dizer que a melhor maneira de obter a resposta para essa pergunta é você contar com apoio de um profissional especializado, para ele te mostrar qual é o caminho mais inteligente para a garantia do acesso à aposentadoria no tempo certo e com um valor de benefício justo.

Gostou do artigo de hoje? Mande suas dúvidas que poderemos te ajudar!

 

Post relacionados

Como pedir revisão de aposentadoria em 2020
Direito Previdenciário

Como pedir revisão de aposentadoria

Texto atualizado em 04/02/2020. O direito à aposentadoria e a previdência social são institutos assegurados constitucionalmente. O direito previdenciário em si está amplamente protegido, entretanto,

Saiba mais »
Telefone:

(11) 3681-4604

Endereço:

Rua Licínio de Castro, nº 86 – Km 18, Osasco, SP, CEP 06192-020

Atendimento:

Presencial e à distância de
Seg - Sex 08:00 - 18:00

©2024 – Diniz Advocacia – todos os direitos reservados.
Pular para o conteúdo