Quem tem Qualidade de segurado do INSS? Saiba mais

Qualidade de segurado do INSS diz respeito aos cidadãos que possuem inscrição no INSS e contribuem mensalmente à previdência social. Para adquirir essa qualidade, o trabalhador precisa estar matriculado na Previdência Social e realizar todos os pagamentos das contribuições previdenciárias em dia.

 

De acordo com o artigo 15, da Lei 8.213/91, existe ainda o que se chama de “período de graça”, durante o qual o contribuinte mantém todos os seus direitos previdenciários mesmo sem fazer as contribuições necessárias, como nos casos abaixo:

I – Sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício, exceto do auxílio-acidente;

II – Até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;

III – Até 12 (doze) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;

IV – Até 12 (doze) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso;

V – Até 3 (três) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar;

VI – Até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.”

 

É importante observar que aqueles que não estão mais no seu período de graça não perdem as contribuições que fizeram. Nesse caso, basta que voltem a contribuir para que seja feita a soma das contribuições atuais com as anteriores.

Nós, do escritório Diniz Advocacia, seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente. Ainda tem dúvida sobre quem tem qualidade de segurado do INSS? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Post relacionados

Telefone:

(11) 3681-4604

Endereço:

Rua Licínio de Castro, nº 86 – Km 18, Osasco, SP, CEP 06192-020

Atendimento:

Presencial e à distância de
Seg - Sex 08:00 - 18:00

©2024 – Diniz Advocacia – todos os direitos reservados.
Pular para o conteúdo