Como conseguir o adicional de penosidade durante a aposentadoria?

A atividade penosa pode ser conceituada como aquela que leva o trabalhador à exaustão, dor e invariabilidade da função exercida, resultando na falta de interesse e estímulo para o trabalho. Alguns exemplos de atividade penosa são:

  • expostos ao sol;
  • agrícolas, que demandam grandes caminhadas e força;
  • com mergulho em alta profundidade;
  • em altura;
  • com carvão e outros.

Apesar de a atividade penosa ser similar as atividades insalubres ou perigosas, a Constituição Federal regula que um trabalhador pode ser exposto a estas exercendo uma única função.

Durante o exercício da atividade, o valor é calculado com base no salário mínimo podendo ter um acréscimo de 10 a 40%, dependendo do grau de insalubridade averiguado. Esse cálculo se mantém para fins de aposentadoria, visto que a sua concessão pode aumentar o valor pago mensalmente pelo INSS.

Com isso, se ficar comprovado que o trabalhador sempre foi remunerado com acréscimo da penosidade exercida,

Vale destacar que trabalhadores que exercem essas atividades têm direito a se aposentar de acordo com as regras da aposentadoria especial, podendo se aposentar com 15 a 25 anos de contribuição dependendo da exposição.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!

Post relacionados

Telefone:

(11) 3681-4604

Endereço:

Rua Licínio de Castro, nº 86 – Km 18, Osasco, SP, CEP 06192-020

Atendimento:

Presencial e à distância de
Seg - Sex 08:00 - 18:00

©2024 – Diniz Advocacia – todos os direitos reservados.
Pular para o conteúdo