A reforma da previdência pode trazer benefícios ao trabalhador que ultrapasse os anos de contribuição, isso porque o valor do benefício é calculado através da média aritmética simples de todos os salários de contribuição.
De acordo com a nova legislação, as mulheres poderão se aposentar aos 62 anos e os homens aos 65. Ao completarem 15 anos de contribuição, tempo mínimo exigido, poderão se aposentar com valor correspondente a 60% da média salarial.
Segundo o dispositivo legal, cada ano trabalhado após os 15 anos de contribuição corresponderá a dois pontos percentuais a mais, chegando a 100% da média salarial ao completarem 35 anos de contribuição se mulher e 40 anos se homem. Caso contribuam por mais tempo, a média poderá passar os 100%, entretanto ficará limitada ao valor do teto previdenciário.
Portanto, para ganhar uma melhor aposentadoria, é necessário fazer os cálculos corretos e simular quando é o período mais vantajoso, que pode lhe trazer mais ganhos. Esses cálculos podem ser feitos com um especialista na área, previamente.
Nem sempre vale a pena esperar, mas para aqueles que entram cedo no mercado de trabalho e contribuem até a idade mínima exigida, essa regra será bem aproveitada, elevando o valor da aposentadoria.
Nós, do escritório Diniz Advocacia seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente. Ainda tem dúvida sobre como ganhar a melhor aposentadoria? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.